top of page

Plantas e árvores mestres

        Quando na tradição medicinal da selva peruana falamos das “plantas e árvores mestres”, nos referimos a que é possível obter a cura, a sabedoria e o conhecimento da medicina diretamente dos vegetais, em uma intima relação de comunicação que se da no processo da dieta, especialmente durante os sonos. Os curandeiros tradicionais da selva não têm estudado de livros, nem tem obtido seu conhecimento por tradição oral, quer dizer, dos aprendizados de outro curandeiro. É o curandeiro quem diretamente de suas dietas vegetais aprende dos espíritos das árvores e as plantas sua medicina e sua sabedoria, guiado por curandeiros maiores e mais experientes. Em outras palavras ao consumir um vegetal não recebemos somente seus elementos bio-quimicos, assim como também tomamos contato com seu campo de vibrações, o campo harmônico, e o percebido como imagens, mensagens, melodias, cantos ou icaros. 

      Os icaros têm sido tradicionalmente os cantos que cada planta “ensina” ao chamán enquanto este o dieta. Com este mesmo canto, o chamán ajuda ao dietante a cargo, a entrar em contato com a espiritualidade da planta que esta recebendo, e com os icaros também guia a quem esta sob sua proteção em uma cerimônia de ayahuasca.  

        O dietante ao tomar contato com a planta toma contato com a memória celular desta, na mesma vez que a planta entra em contato com a memória celular do dietante. Neste processo, não somente se cura o funcionamento do corpo, como também se adquirem conhecimentos profundos da natureza.  Isto não é privativo dos curandeiros, também esta a disposição de qualquer dietante, aprendiz ou paciente à procura de cura, por isso “Ojo de Luna” como outros centros de medicina da selva, recebem o nome de centros concentração, pois estão concebidos para outorgar as condições de isolamento, tranquilidade, contato com a natureza e concentração necessárias para viver processos de aprendizagem, cura e crescimento interior.

       Por tudo isso, “Ojo de Luna” não somente se abre para receber pacientes que procuram curar diferentes doenças físicas ou espirituais, mas também para pessoas que queiram aprender da medicina natural, do xamanismo e para investigadores de diferentes disciplinas como a filosofia, a religião, a botânica, a física, a medicina universitária, a psicologia, a arte, a musica, etc.

bottom of page