top of page

Lagoa de Santa María

        O Centro de Concentração e Curação “Ojo de Luna” recebe seu nome das belas noites de lua cheia que se pode ver a beira da lagoa Santa María, onde se encontra nosso centro. Esta lagoa, próxima ao povoado de Santa Rosa de Masisea e que possui uma extensão aproximada de 1,5 km., é uma bela afloração de água, que por sua temperatura morna alberga grande quantidade de fauna; peixes, répteis, mamíferos e aves. Também esta cercada de um cinto de selva, onde não somente vivem muitas espécies animais, mas também é possível encontrar grande quantidade de medicinas em estado natural; ervas, matagal, galhos e árvores senis.

A lagoa Santa María é um patrimônio comunal do Centro Povoado de Santa Rosa de Masisea, comunidade de campesinos mestiços que se dedicam em grande medida a agricultura e pesca de supervivência. A comunidade aprecia e protege esta lagoa, já que representa uma despensa inestimável de alimentos e água limpa. De fato, não é permitida sua exploração com fins comerciais, mas sim para o sustento das famílias de Santa Rosa.

A localização do centro “Ojo de Luna” na beira da lagoa, não foi decidido somente por sua bela paisagem, mas também pela enorme energia e espiritualidade que possuem todas as grandes massas de águas, especialmente esta que segundo a historia do povo foi desde tempos antigos, o lugar onde curandeiros se internavam a dietar medicinas. Este fato da a nosso centro uma privilegiada condição energética e uma grande proteção espiritual. Segundo a crença popular, a lagoa esta custodiada por uma enorme cobra boa, uma yacumama, e vivem nela também toda classe de seres como sereias, e yacurunas. Quem visita “Ojo de Luna” pode desfrutar desta bela lagoa passeando conosco em barca, apreciando sua vegetação, as belas aves na beira e pescando para degustar diferentes espécies de peixes que existem nela.    

Este belo canto do mundo possui condições de pureza, beleza e riqueza natural, que é importante preservar e respeitar, por isso no “Ojo de Luna” procuramos uma moradia ecologicamente sustentável e chamamos a todos nossos visitante e pacientes a fazer o mesmo.  

bottom of page