top of page

Dietas de medicina vegetal

        A biodiversidade existente nos territórios que abarcam na Amazônia, tem outorgado a seus habitantes uma imensa e poderosa farmácia viva, capaz de se fazer cargo de uma série de sofrimentos humanos: físicos, mentais, emocionais ou espirituais. 

      Os grupos humanos que se estabeleceram em esta área, desenvolveram antigas sabedorias com relação ao aprendizado sobre o uso e comunhão com os espíritos de plantas e árvores medicinais da selva, a “ciência oculta da natureza” e a abertura a dimensões espirituais e curativas da existência. 

        Este conhecimento tem sido transpassado de mestre a discípulo por gerações até o dia de hoje, onde diferentes grupos étnicos da Amazônia peruana: shipibos, ashaninkas, cocamas, piros y seus descendentes mestiços são herdeiros de uma milenária tradição medicinal (como o ayurveda na Índia), baseadas nas íntimas e sutis relações das árvores e plantas entre elas, seu entorno e com o corpo humano. 

Origem

         Nesta tradição, a sabedoria e o conhecimento, brotam da experiência que cada curandeiro adquire ao vivenciar em seu corpo, cada árvore e planta curativa, através do processo de dieta. 

       Este caminho da ciência oculta da natureza é um caminho infinito. A informação é gerada e acumulada, e logo traspassada pelas gerações, é re – atualizada através das dietas de plantas que realiza cada curandeiro experimentando primeiro em si mesmo cada planta, para depois saber como curar ao seu próximo. Desta forma, adquiri conhecimentos e sabedoria necessária para curar e se desenvolver em outros planos medicinais.

o conhecimento

         O processo de cura se inicia com a própria cura. No caso de querer continuar em este caminho e curar ao próximo, é necessário saber como opera o processo e curar-se em primeiro lugar. Este processo geralmente se inicia em idade curta, com a tutela, proteção e guia de curandeiros mais velhos e mais experimentados.

        O curandeiro esta encarregado da proteção, cuidado e guia do dietante, e interceder entre ele e sua medicina, para coloca-lo em contato com a espiritualidade que ele mesmo tem aprendido e experimentado. Determinará o tratamento, preparará e subministrará as medicinas.

        Desde o ponto de vista da medicina Amazônica o ser humano, é entendido como uma totalidade integrada com o meio, quer dizer, da forma em que o corpo, mente e espírito se relacionam entre si e com o universo. Desde esta perspectiva, a doença é concebida como um desequilíbrio em esta delicada harmonia. 

o processo

     No momento em que a pessoa faz contato com a planta ou árvore medicinal, com sua química, vibração e espiritualidade particular, em condições de profunda desintoxicação física: cutânea, digestiva e espiritual, é conhecido como processo de dieta de vegetais, na qual é lenta e profunda, como a maioria dos processos naturais. 

   No caso dos pacientes, o curandeiro elaborará um diagnóstico que consiste em escolher a árvore ou planta, mais adequada para cada situação. Será comunicado ao paciente e sua família, se a cura é possível, ou se o processo de dieta ajudará e preparará a pessoa para começar sua viagem a outros planos da existência.

     A dieta vegetal é um profundo processo de crescimento e transformação espiritual. É também um processo de cura e de aprendizado, pois o dietante, não somente alcança a cura física, mental – emocional o espiritual, mas também o conhecimento e sabedoria sobre como re – estabelecer e manter sua saúde e equilíbrio.

processo de aprendizagem

bottom of page