top of page

Cerimônias de ayahuasca

       A ayahuasca é uma poção, feito de uma corda trepadeira da selva e as folhas do arbusto chacruna.

       É uma medicina de limpeza e visão, de amor, de perdão, de conexão, utilizada há mil anos por povos que tem habitado a área da Amazônia, e que formam parte de uma antiquíssima tradição de sabedoria espiritual e medicina sudamericana. O isolamento geográfico de esta área tem mantido esta tradição praticamente intacta desde a antiguidade até nossos dias, o que não tem acontecido com outras tradições espirituais ou religiosas, que foram influenciadas pela cultura ou paradigmas imperantes. 

    

¿O que é?

           É conhecida tradicionalmente na selva como “la purga”, pois limpa o estômago y os intestinos, o sangue e o corpo em geral, muitas vezes contaminado pela grande quantidade de produtos químicos prejudiciais, aditivos e conservantes presentes nos alimentos que consumimos, muitas vezes sem saber.

       É uma medicina “cálida”, serve de ajuda em doenças ao frio como resfriado e reumatismo. 


       A ayahuasca também limpa e centra a mente, as emoções, o sentir, processo conhecido como concentração.

Efeitos

        Dependendo da pessoa, sua preparação para a cerimônia e sua capacidade de concentração, outorgará visão sobre o passado, futuro e seu caminho pessoal. E por isto que pessoas de todo o mundo, vem à selva em sua procura, pois permite uma íntima conexão com o mais profundo do seu ser e níveis espirituais ou de consciência mais elevados (não comuns).

      Cabe fazer a distinção, que a diferença das conhecidas embriaguez por bebidas, em que se perde muitas vezes a força vontade e o domínio de si mesmo, gerando muitas vezes “lagoas mentais”, este processo é totalmente consciente, se lembram dos aprendizados e somente fica de cada um os levar a pratica no cotidiano.

      Seus efeitos são conhecidos como “a mareación” e duram aproximadamente quatro horas, e não representam nenhum perigo para a saúde. Pode ser consumido por pessoas de diferentes idades, dependendo da fortaleza y o estado do corpo de cada um.

Efeitos

        Não é recomendado consumi-la durante a gravidez ou os seis primeiros meses de lactação. No caso de pacientes em estado muito avançados da doença, estas pessoas não podem consumir ayahuasca, mas estão presentes na cerimônia realizada durante sua estadia para receber energia e cura. A pesar de que não a consumam, muitas vezes reportam ter visões ou acessam a níveis não comuns da consciência, somente pelo fato de estarem presentes. Também não se recomenda tomar doses altas em pessoas que sofrem de hipertensão. O consumo de fármacos alopatas deve suspender-se um par de dias antes da cerimônia, por possíveis efeitos colaterais incômodos.

      Consumem-se em um contexto ritual ou cerimonial, sob a guia, cuidados e proteção espiritual de um mestre curandeiro.  Não é como uma viagem psicodélica.

Contra-indicações

      Para a preparação da medicina, precisa-se aproximadamente um mês de trabalho. Primeiro, é necessário abrir caminho na selva até o lugar onde se encontra; cortá-la e transporta-la.

     Uma vez obtida, ela é macerada para logo ser cozinhada por vários dias, para finalmente refiná-la. 

 

    É de importância vital, que seja preparada por alguém que este limpando seu corpo, dietando alguma medicina natural, o que implica também comer alimentos sem sal, açúcar, óleos nem temperos. De esta forma toda a energia da dieta, fica também na medicina.

Preparação

      A cerimônia é uma reunião entre o mestre curandeiro e os pacientes, onde se consome até de 40cc. da preparação. Vivencia-se o processo de mareação, guiado por ícaros ou cantos cerimoniais. Durante o trabalho, cada paciente é soprado com tabaco mapacho para sua proteção espiritual e guia. As cerimônias se realizam em um quarto especialmente preparado para esta finalidade (Maloca cerimonial), que é um espaço desenhado para este propósito e resguardado energeticamente. Começam aproximadamente às oito da noite e se estende até o amanhecer.

       Durante a cerimônia, é um bom momento para diagnosticar doenças e começar um tratamento de dieta vegetalista ou alopata, e para obter cura e aprendizado sobre si mesmo e seus processos.

a cerimônia

       Para a cerimônia é necessário fazer antes uma preparação do corpo, uma dieta em que não se consumirá açúcar industrial nem sal, nem alimentos industriais (conservas, alimentos embasados) e frituras, pois se relacionam com maiores enjoos e incomodo estomacais durante a cerimônia. Também deveram abster-se de cosumo de bebida e de relações sexuais, pois diminuem a energia da pessoa na hora de interatuar com a medicina (sono, preguiça, mal-estar físico). Estará proibido também durante o processo, o consumo de carnes vermelhas e em especial carne de porco, pois esta ultima tem efeitos adversos muito potentes.

 

      Durante sua estadia em Ojo de Luna, recomenda-se aos visitantes fazer ao menos três ingestões de ayhuasca, em um prazo que pode variar entre uma semana e quinze dias, dependendo da pessoa, sua intenção, estadia e tratamento.

preparação prévia 

bottom of page